OPÇÕES

Opções são contratos que garantem o direito de comprar (CALL) ou vender (PUT) uma determinada ação dentro de um prazo estipulado, a um valor prefixado (preço de exercício) .

No Brasil as opções com maior liquidez são derivadas de Petrobras PN, Vale PNA e OGX ON. Além disso, a liquidez está concentrada nas opções de compra (CALL).

O prêmio da opção é o valor pago para adquirir o direito de comprar (opção de compra), ou vender (opções de venda), a ação por um preço pré-determinado durante um período de tempo pré-estipulado (vencimento da opção). Quando compramos uma CALL o risco máximo está limitado ao prêmio pago pela mesma, enquanto o potencial de ganho é ILIMITADO.

O gráfico abaixo ilustra a Curva de Perda & Lucro de uma CALL:

 

O comprador/titular da opção tem o direito de EXERCER ou NÃO a opção comprada:

O Vendedor/Lançador da opção tem a obrigação de honrar os termos da opção no caso de ser exercido e por esse risco exige um prêmio no início da operação.

As séries de opção autorizadas pela BOVESPA são identificadas pelo símbolo do ativo-objeto associado a uma letra e a um número. A letra identifica se é uma opção de compra ou de venda e o mês de vencimento (ver quadro abaixo), e o número indica um determinado preço de exercício:

Vencimento

O vencimento das opções no segmento Bovespa são mensais e ocorrem na terceira segunda-feira de cada mês.

Exercício (horário de Verão)

Dias anteriores ao vencimento Dia do vencimento
Bloqueio e exercício das 11h às 17h

- das 11:00 às 12:30 - negociação das séries vincendas para encerramento de posição, isto é, venda para posição titular e compra para bloqueio para posição lançadora;


- das 12:30 às 14:00 - somente exercício de posições titulares das séries vincendas.

 

Exercício (horário de Inverno)

Dias anteriores ao vencimento Dia do vencimento
Bloqueio e exercício das 10h às 16h

- das 10:00 às 11:30 - negociação das séries vincendas para encerramento de posição, isto é, venda para posição titular e compra para bloqueio para posição lançadora;

- das 11:30 às 13:00 - somente exercício de posições titulares das séries vincendas.

fonte: Bovespa

Gregas:

As chamadas "gregas" de uma opção indicam a sensibilidade do prêmio em relação as variações do preço do papel (delta), do tempo até o vencimento (theta), da volatilidade (vega) e do juros (rho).


Copyright © 2003-11 Rivadavila S.Malheiros. Todos os direitos reservados